Terça-feira, 17 de junho de 2025
APOIE
Menu

Em meio a crise política no Peru, a presidente do país, Dina Boluarte, anunciou nesta segunda-feira (19/12) a demissão do seu primeiro-ministro, Pedro Angulo. 

Justificando a decisão, Boularte disse que busca “um Executivo que tenha conhecimento institucional, mas também seja mais político para poder enfrentar os protestos sociais” que o país tem vivido.

A presidente anunciou a recomposição do Gabinete, afirmando que na próxima terça-feira (20/12) serão empossados os novos membros do Conselho de Ministros. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Sobre os atos de violência em várias partes do país, a chefe de Governo destacou que a “ideia de diálogo não se esgotará” e mencionou que foi declarado estado de emergência em várias províncias. 

Mandatária anunciou recomposição do Gabinete, afirmando que na próxima terça-feira (20/12) serão empossados novos membros do Conselho de Ministros

Twitter/Dina Boularte

Boularte justificou decisão afirmando que precisa de um Executivo para enfrentar protestos sociais

As manifestações contra o atual governo, pedindo o fechamento do Congresso, a convocação imediata de eleições, a renúncia da presidente e a libertação de Castillo, foram duramente reprimidas pela polícia e pelo exército.

Em entrevista a um meio de comunicação local, Boularte acrescentou que são necessárias eleições antecipadas, mas que devem ser feitas dentro dos prazos possíveis para garantir um bom processo eleitoral.

(*) Com TeleSUR