O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (09/05) que a situação dos migrantes na fronteira com o México continuará “caótica por um tempo”, após o fim do dispositivo conhecido como “Título 42”. A norma, adotada durante a pandemia, permite a expulsão automática de migrantes ilegais e deve ser suspensa nesta quinta-feira (11/05).
Há expectativa no país de um aumento significativo do número de migrantes. Biden e o presidente, Andrés Manuel López Obrador, conversaram por videoconferência nesta terça sobre as consequências da suspensão desta norma.
“Reafirmamos o compromisso de continuarmos trabalhando juntos em temas como a migração com dimensão humanista e o tráfico de drogas e armas, e, acima de tudo, na cooperação para o bem-estar dos povos mais pobres do nosso continente”, tuitou o presidente mexicano.
Após a suspensão da norma, o governo norte-americano utilizará o “Título 8”. A regra autoriza o pedido de asilo em alguns casos, mas, em contrapartida, facilitará as deportações em prazos mais curtos. Por isso, a previsão é de que uma boa parte dos expulsos, de diferentes nacionalidades, acabe indo para o México.
O dispositivo também proíbe a entrada dos deportados nos Estados Unidos por cinco anos, de acordo com uma nota divulgada pela Casa Branca.
Wikicommons
Maioria dos migrantes vem da América Latina, China, Rússia e Turquia
Menores pedem esmolas
O aumento do número de imigrantes é esperado. A maioria deles vem da América Latina, China, Rússia e Turquia. Muitos já cruzaram a fronteira de 3.100 quilômetros que separa o território mexicano do norte-americano e as cidades texanas de El Paso, Brownsville e Laredo declararam estado de emergência. Alguns dormem nas ruas e muitos menores pedem esmolas.
O prefeito da cidade de El Paso, Oscar Leeser, anunciou que mais migrantes devem chegar na sexta-feira, após uma visita recente à cidade mexicana de Ciudad Juárez. “Aqui, na rua, calculamos entre 8.000 e 10.000 pessoas”, disse.
O governador republicano do Texas, Greg Abbott ordenou o envio de centenas de soldados texanos para a fronteira, “para ajudar a interceptar e repelir” imigrantes que tentam entrar no estado.
Título 42
O Título 42, criado durante o governo do ex-presidente republicano, Donald Trump, tinha como objetivo prevenir a entrada de pessoas com covid-19 no país e serviu, na prática, para expulsar rapidamente os imigrantes, sem levar em conta as solicitações de asilo.
O governo de Joe Biden está sob pressão do Partido Republicano, que tem criticado o pouco controle na fronteira. A previsão é de que um milhão de pessoas atravesse a divisa entre o México e os Estados Unidos nos próximos três meses.