Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

Desde domingo, 24 de fevereiro, acontece na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh o encontro da primeira cúpula da União Européia (UE) e da Liga Árabe para discutir terrorismo, mudanças climáticas, imigração, multilateralismo, comércio e outras áreas de cooperação.

“A presença de tantos líderes é a prova do relacionamento que nos une. Devemos cooperar juntos “, disse Abdelfatá al Sisi, presidente do Egito. Ele lidera a delegação árabe junto com seu homólogo saudita, o rei Salmán bin Abdulaziz, que compõe o bloco de 13 líderes presentes na cúpula.

Enquanto isso, as representantes do bloco europeu são Angela Merkel, Ministra das Relações Exteriores da Alemanha; e a primeira-ministra britânica Theresa May.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A cúpula proporcionará uma oportunidade para os líderes discutirem os eventos recentes na região, como o processo de paz no Oriente Médio e a situação no Iêmen, na Líbia e na Síria.

Enquanto isso, os países da UE tentam chegar a acordos para controlar a entrada de migrantes para a Europa da África e do Oriente Médio.

A cúpula será realizada até 25 de fevereiro. Os presentes farão duas sessões de declarações e uma sessão interativa sem declarações escritas.

"A presença de tantos líderes é a prova do relacionamento que nos une. Devemos cooperar juntos", declarou Abdelfatá al Sisi, presidente do Egito

Reprodução | Alsisi Oficial

Um dos pontos centrais de discussão da cúpula são os interesses econômicos e as relações diplomáticas do bloco europeu e africano