Segunda-feira, 16 de junho de 2025
APOIE
Menu

O Parlamento do Cazaquistão, aprovou, nesta sexta´-feira (16/09), uma proposta para renomear novamente a capital do país, voltando para o nome Astana, em vez de prosseguir como Nur-Sultã, denominação concedida há alguns anos, em homenagem ao ex-presidente Nursultan Nazarbayev.

A proposta de medida surgiu após uma iniciativa de um grupo de parlamentares e foi aprovada por unanimidade pelos 50 senadores e 99 deputados. Ela ainda deverá ser assinada por Kassyn-Jomart Tokayev, atual presidente do Cazaquistão.

Um dos primeiros movimentos de Tokayev ao assumir a presidência em 2019, pouco depois de Nazarbayev ter deixado a função, foi pedir para que a capital do país fosse renomeada para Nur-Sultã. O ex-chefe de Estado ficou no poder do Cazaquistão durante três décadas.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Após o Cazaquistão ter se tornado independente em 1991, o país mudou a capital de Almaty para Astana, em 1997. A alteração, contudo, foi questionada, já que a cidade é isolada e tem um inverno extremamente rigoroso.

Cidade atualmente é chamada de Nur-Sultã, em homenagem ao ex-presidente Nursultan Nazarbayev

Dan Nevill/Flickr

Parlamentares também aprovaram reforma na Constituição, que prevê extensão do mandato presidencial de cinco para sete anos

Nazarbayev transformou o município cazaque, ao construir obras arquitetônicas vistosas, incluindo uma torre de observação, onde visitantes podem colocar as mãos em uma gravura do ex-presidente.

Entre outras medidas aprovadas pelo Parlamento da nação, está uma reforma da Constituição, que prevê a extensão do mandato presidencial de cinco para sete anos, mas excluindo a possibilidade de um segundo mandato. 

(*) Com Ansa.