O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta quinta-feira (16/01) a nomeação de Mikhail Mishustin como novo primeiro-ministro do país.
O substituto de Dmitri Medvedev tomou posse logo depois de a Duma, câmara baixa do Parlamento, ter aprovado a indicação por um placar de 383 votos a favor, 41 abstenções e nenhum contrário.
Mishustin, 53 anos, chefiava o Serviço Fiscal Federal desde 2010 e assume o governo em função da renúncia de Medvedev, anunciada depois de o presidente Putin ter prometido uma reforma constitucional que permitirá a manutenção do poder em suas mãos após 2024, quando termina seu mandato.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
Já o ex-primeiro-ministro tomou posse como vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, órgão chefiado pelo próprio Putin. A função não existia até então.
Wikicommons
Putin sancionou a nomeação de Mikhail Mishustin como novo primeiro-ministro do país
Segundo o governo russo, Mishustin teria tido bom desempenho no cargo de diretor do Serviço Federal de Impostos da Rússia, no qual teria aumentado a arrecadação de imposto sobre o valor agregado (IVA) e impostos sociais.
*Com ASNA e Sputnik