O presidente russo Vladimir Putin visitou a Crimeia neste sábado (18/03), onde participou da celebração pelo aniversário de nove anos do referendo que decidiu pela reunificação desse território ao território da Federação Russa.
No dia 16 de março de 2014, a Crimeia realizou um referendo no qual a população poderia decidir entre ser parte da Ucrânia [como era até então] ou da Rússia [como foi durante a maior parte a sua história].
A maioria étnica russa na região garantiu uma vitória incontestável: 97% decidiram por voltar a ser parte da Rússia, em votação que contou com 80% de participação.
A reunificação foi consolidada no dia 18 de março daquele ano, quando o mesmo Putin assinou o tratado internacional sustentado pelo resultado daquela votação, tornando a Crimeia novamente parte da Federação Russa.
Sputnik News
Putin esteve acompanhado de autoridades locais em sua visita a Sebastopol, capital da Crimeia
No evento de comemoração, Putin esteve acompanhado do governador da República da Crimeia, Sergei Aksionov, do prefeito de Sebastopol [capital da Crimeia], Mikhail Razvozhaev, e de outras autoridades locais.
“Nesta véspera da chegada da primavera à Crimeia, lembramos daquele 2014, quando nosso povo disse em uníssono que queríamos voltar para casa”, disse Aksionov.
Além da celebração do aniversário, Putin também visitou uma escola de arte e um centro educacional infantil, na periferia de Sebastopol.
Cabe destacar que, desde a reunificação da Crimeira, o porto de Sebastopol passou a ser a principal base militar russa no Mar Negro.