Depois de apurados os resultados das eleições primárias presidenciais das coalizões no Chile, realizadas neste domingo (18/07), o atual deputado pela Convergência Social, Gabriel Boric Font, tornou-se oficialmente candidato à presidência da coalizão de esquerda Aprovar Dignidade.
Boric obteve 1.047.616 votos, o que equivale a 60,39%, superando o atual prefeito da Recoleta, Daniel Jadue, que conseguiu 687.060 votos (39,61%).
O agora candidato Boric nasceu em 11 de fevereiro de 1986 na cidade de Punta Arenas, localizada na província chilena de Magallanes. Desde muito jovem, se aventurou nos processos políticos. Aos 18 anos integrou a equipe que refundou a Federação de Estudantes Secundários de Punta Arenas.
Advogado formado pela Universidade do Chile, Boric foi eleito por maioria popular em 2008 como conselheiro da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH), que esteve na ponta dos protestos estudantis dos anos seguintes. Um ano depois, foi presidente do Centro Acadêmico de Direito da mesma universidade.
Reprodução/Facebook
Gabriel Boric será o candidato da esquerda nas eleições presidenciais do Chile
O atual deputado também atuou como senador universitário pela Universidade do Chile em 2010 e 2011, tornando-se uma referência não só no âmbito acadêmico, mas também na dinâmica política nacional.
A primeira experiência como deputado ocorreu para o período 2014-2018, onde representou Magalhães e a Região Antártica Chilena, sendo o único candidato independente que obteve uma vaga fora do sistema binomial. Lá, ele fez parte da Comissão Especial de Investigação sobre o conflito entre acionistas da empresa Soquimich. Ele foi reeleito para o período 2018-2022.
Boric integra as comissões permanentes de Constituição, Legislação, Justiça e Regulação; e Zonas Extrema e Antártica Chilena na Câmara dos Deputados.
Após as massivas mobilizações ocorridas em 2019, Boric participou, no dia 15 de novembro do mesmo ano, da assinatura do chamado Acordo pela Paz Social e da Nova Constituição, processo que deu lugar ao atual processo constituinte.