A União Europeia (UE) recebeu nesta quarta-feira, às 13h20 hora local (8h20, em Brasília), a carta de Londres que inicia o processo de desligamento do Reino Unido do bloco europeu, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, através de sua conta no Twitter.
“Após nove meses, o Reino Unido entregou [a carta]”, disse Tusk, que postou uma fotografia na qual é visto junto ao embaixador britânico perante a UE, Tim Barrow, quando este entregou a carta. Tusk acompanha a imagem com a frase “a carta do artigo 50”, em referência ao artigo do Tratado de Lisboa que estabelece as negociações sobre a saída de um país comunitário.
A carta foi entregue enquanto a primeira-ministra britânica, Theresa May, se dirigia ao parlamento britânico para informar aos deputados sobre a ativação do documento.
Agência Efe
Donald Tusk exibe a carta entregue pelo governo britânico que dá início à saida do país da UE
NULL
NULL
Em declaração à imprensa, Tusk disse que, até a saída definitiva do Reino Unido, as leis e regulamentos da União Europeia continuam valendo para e dentro do país. O presidente do Conselho Europeu afirmou que esta não é uma ocasião “feliz”. “Nós já estamos sentindo sua falta. Obrigado e adeus”, afirmou.
O Reino Unido ficará fora da União no prazo de dois anos. Se os 27 membros da UE concordarem de continuar com as negociações, ou se o Reino Unido voltar atrás nesse prazo, a saída fica bloqueada. Os líderes dos 27 adotarão as diretrizes que vão fixar os princípios básicos das negociações em uma cúpula extraordinária que acontecerá em 29 de abril.
Espera-se que em 48 horas a partir desta quarta-feira, Tusk torne público uma minuta de “diretrizes negociadoras”, que levarão em conta o conteúdo e as intenções expressadas na carta britânica.