A reunião das delegações da Rússia e dos Estados para debater a aplicação do tratado nuclear New Start, marcada inicialmente no Cairo entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro, foi adiada.
A informação foi anunciada nesta segunda-feira (28/11) pelo Ministério das Relações Exteriores de Moscou. Uma nova data para as negociações ainda não foi remarcada.
Mais cedo, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse à CNN que Moscou vai “propor novas datas”, mas o governo norte-americano “está pronto para reagendar o mais rápido possível”.
Renovado pela última vez em janeiro de 2021, já sob o governo de Joe Biden, o acordo foi assinado pela primeira vez em 2010 e é o único pacto grande do tipo ainda em vigor entre as duas nações.
Wikicommons
Informação foi anunciada nesta segunda-feira (28/11) pelo Ministério das Relações Exteriores de Moscou
Entre os principais pontos do tratado, está a limitação na quantidade de armas nucleares que cada uma das nações têm. Em agosto deste ano, a Rússia suspendeu as inspeções técnicas norte-americanas em suas plantas por conta da guerra na Ucrânia e das sanções impostas pelos EUA ao país pela guerra na Ucrânia.
(*) Com Ansa