O Ministério de Defesa da Rússia anunciou nesta sexta-feira (13/01) que o exército do país assumiu o controle da cidade de Soledar, nas proximidades de Donetsk.
O comunicado sobre a conquista russa afirma que “na noite de 12 de janeiro, foi concluída a libertação da cidade de Soledar, o que é importante para a continuação bem-sucedida das operações ofensivas na direção de Donetsk”.
Segundo o Kremlin, a tomada de é uma vitória chave na “missão de libertação da República Popular de Donetsk”, território que a Rússia pretende independizar, devido à grande comunicade russófona que vive na região.
O porta-voz oficial do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, precisou que o controle total sobre Soledar permite cortar as rotas de abastecimento das tropas ucranianas na cidade de Artiomovsk, localizada a sudoeste, e assim bloquear e cercar as unidades de as tropas ucranianas, que permanecem naquela cidade.
Ministério de Defesa da Rússia
Tanques russos avançam em direção à cidade de Soledar
No entanto, Kiev nega que o exército russo tenha obtido o controle total, embora admita que o inimigo vem levando vantagem na disputa pelo território.
O porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Serguii Cherevaty, afirmou que “nossas forças mantêm a situação sob controle, mas em condições difíceis”.