Rússia e China anunciaram nesta terça-feira (29/11) uma série de novos acordos relacionado à cooperação energética entre os dois países.
Os novos documentos são alguns dos resultados do IV Fórum Empresarial Russo-Chinês de Energia, que se desenvolve na cidade de Moscou, capital russa.
O presidente anfitrião, Vladimir Putin, enalteceu a importância do evento, ao dizer que “a cooperação energética é o ponto central das relações políticas e comerciais” entre as duas nações, e acrescentou que “os novos acordos permitirão que os novos projetos de grande escala sejam realizados não apenas no território chinês, mas também no território russo.
Segundo a agência chinesa Xinhua, os acordos alcançados neste evento não envolvem apenas cooperação entre os respectivos países como também entre diferentes empresas públicas e privadas, tanto russas quanto chinesas, que atuam no mercado energético.
Sergei Guneev / Sputnik News
Representantes de Rússia e China durante do IV Fórum Empresarial Russo-Chinês de Energia
Por sua vez, o presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou que a cooperação energética China-Rússia é “a pedra angular da cooperação prática entre os dois países e também serve como uma força efetiva para proteger a segurança energética global”.
No entanto, vale ressaltar que este é o primeiro Fórum Energético entre os dois países em que o mandatário chinês não participou presencialmente, e sim por meio de videoconferência.
A delegação chinesa que viajou para Moscou para representar o país asiático foi liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Wang Yi.
(*) Com informações de TeleSUR