Delegações de Rússia e Estados Unidos têm encontro marcado para o dia 29 de novembro, na cidade do Cairo, capital do Egito, para debater as novas diretrizes do Tratado New Start, ou Tratado de Redução de Armas Estratégicas.
Será o início de uma série de reuniões que durará uma semana, até o dia 6 de dezembro. As datas dessas reuniões entre russos e norte-americanos foram confirmadas nesta quinta-feira (17/11) por Sergei Ryabkov, vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, segundo a agência de notícias russa Tass.
Até o momento, as informações sobre o evento não contemplam a possível participação dos presidentes Vladimir Putin e Joe Biden.
Caso isso aconteça, seria o primeiro encontro entre os mandatários da Rússia e dos Estados Unidos em mais de um ano: o último foi em junho de 2021, em Genebra, na Suíça.
A relação entre Putin e Biden se tornou especialmente tensa desde o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia – o segundo é um aliado estratégico dos Estados Unidos, que apoiam a demanda do presidente Volodymyr Zelensky para que seu país seja aceito na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
White House
Joe Biden e Vladimir Putin no último encontro entre ambos, em Genebra, na Suíça
O Tratado New Start, ou Tratado de Redução de Armas Estratégicas, foi assinado em 2010, pelos então presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Dmitri Medvedev, da Rússia. Atualmente, ele o único pacto relacionado a armas nucleares que ainda em vigor entre os países donos dos maiores arsenais desse tipo no mundo.
Em agosto deste ano, a Rússia decidiu suspender as inspeções técnicas norte-americanas em suas plantas, situação de infringe uma das determinações do Tratado New Start.
Segundo a agência ANSA, o Kremlin justificou aquela decisão afirmando que se tratava de uma represália às sanções impostas pela Casa Branca em virtude da guerra na Ucrânia.