A porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, rebateu nesta quinta-feira (28/03) a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a relação russa com a Venezuela.
“O lado russo não violou nada, nem os compromissos internacionais, nem a legislação da Venezuela. A Rússia não mudou o equilíbrio de forças na região, a Rússia não está ameaçando ninguém, diferente de certas pessoas em Washington”, afirmou Zakharova.
A representante de Moscou ressaltou que os regulamentos do país latino-americano não permitem a criação e instalação de nenhuma base militar que seja de outro país.
De acordo com Zakharova, os especialistas russos estão em território venezuelano devido a cooperação técnico militar. E que as declarações de Trump são “arrogantes” pois “quer ditar como dois Estados soberanos devem se relacionar”.
Acordo de Cooperação técnico-militar
No começo do mês de março, os países Venezuela e Rússia entraram em acordo de cooperações financeiras, industriais e militares. No sábado (23/03), aterrissou em Caracas dois aviões russos, trazendo equipamentos e forças de seguranças.
“[A Rússia] continuará a prestar assistência ao governo legítimo ao país latino-americano para a estabilização da situação política interna e a solução da crise social e econômica”, afirmou Zakharova.
(*) Com teleSur e Sputnik.
Wikimedia Commons
De acordo com Zakharova, os especialistas russos estão em território venezuelano devido a cooperação técnico militar