Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do México, Felipe Calderón, negociam vários acordos nas áreas de combate ao tráfico de drogas e incentivo de cooperação em política internacional e meio ambiente. Santos e Calderón alinhavam uma proposta a ser apresentada a outros líderes políticos da comunidade internacional para ampliar medidas de combate ao crime organizado.
Santos fica na Cidade do México até sexta-feira (05/08) onde mantém reuniões com diversas autoridades. Nos encontros, Santos e Calderón expressaram o desejo de negociar um acordo de cooperação com os demais países da região para combater o crime organizado e o narcotráfico. A ideia é buscar parcerias na América Central, segundo os presidentes.
Leia mais:
La Macarena: onde os mortos não têm nome
Perfil: Piedad Córdoba, a lutadora que não espera gratidão
Iván Cepeda, uma biografia vinculada à luta pela paz na Colômbia
Assassinato de cantor argentino expõe ao mundo crise de violência na América Central
Com ganhos bilionários, indústria de segurança no México se aproveita da onda de violência
Durante sua visita oficial, Santos já assinou acordos com Calderón para intensificar as parcerias bilaterais. Ambos firmaram um novo tratado de extradição, um acordo para a transferência de pessoas condenadas e modificaram a parceria de cooperação em matéria de assistência jurídica. Ambos os presidentes assinaram ainda acordos nos setores de telecomunicações e transportes.
Santos tem reuniões com o presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México, Saizar Consuelo, e com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça do país, Juan Silva Meza. Também tem encontros com senadores e deputados mexicanos.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL