A partir desta terça-feira (27/01) acontece a segunda temporada das Aulas Públicas Opera Mundi. A rodada de gravações tem a presença confirmada de especialistas em Relações Internacionais, Opera Mundi TV e TV Unesp, em parceria com a Jornal Júnior, RPJúnior e o Departamento de Comunicação Social da Unesp (Universidade Estadual Paulista). As gravações acontecem no campus da Unesp de Bauru-SP até a quinta-feira (30/01).
Entre os convidados, estão o ex-ministro da Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, Nalu Faria (Marcha Mundial das Mulheres), Reginaldo Nasser (PUC-SP), Roque Monteleone (ex-inspetor de armas químicas da ONU), Manolita Correia Lima (ESPM) e Gilberto Maringoni (UFABC). Todos irão falar sobre temas importantes no Brasil e no mundo.
Confira a programação e participe!
Terça-feira (28/01) às 9h
Nalu Faria, psicóloga e líder da Marcha Mundial das Mulheres, fala sobre: “legalização do aborto ao redor do mundo”
“As mulheres que abortam em condições inseguras vivem em silencio, invisíveis por culpa e medo de serem julgadas. Mas a criminalização não impede que as mulheres recorram ao aborto como um ultimo recurso frente a uma gravidez indesejada”, afirma
Terça-feira (28/01) às 10h30
Reginaldo Nasser, doutor em ciência política e professor da PUC-SP, responde: “o que está acontecendo no Oriente Médio?”
Insurgência, revolta ou revolução? Embora seja difícil definir, o fato é que estamos presenciando uma série de transformações econômicas, sociais e políticas inéditas naquela região e que afetam em cheio a Política Internacional”, afirma Nasser.
Quarta-feira (29/01) às 9h
Franklin Martins, jornalista, cientista político e ex-ministro da Comunicação Social, responde: “por que a mídia deve ser regularizada?”
“Praticamente todas as sociedades democráticas do mundo têm mecanismos de regulação dos meios de difusão. Salta aos olhos, então, a necessidade de avançar nessa área e promover o debate na esfera pública”, afirma Franklin.
Quarta-feira (29/01) às 10h30
Roque Monteleone, professor da Unifesp e ex-inspetor e perito da ONU, responde: “o que são armas de destruição em massa?”
“Ir a Bauru faz parte deste meu retorno, dando continuidade a um projeto que tenho me envolvido nesses últimos dois anos: escrever um livro e contribuir para a discussão entre a relação entre a política, o poder, a ética e o saber técnico-científico, com o viés das experiências que tive”, afirma Monteleone.
Quinta-feira (30/01) às 9h
Manolita Correia Lima, professora da pós-graduação em Marketing da ESPM e especialista em Educação, fala sobre: “a internacionalização do ensino”.
Com o ensino superior cada vez mais inserido no processo de internacionalização, o Brasil, assim como outros países do mundo, adotou princípios de cooperação solidária e integração regional para nortear as parcerias na educação.
Quinta-feira (30/01) às 10h30
Gilberto Maringoni, jornalista e professor da UFABC, responde: “a Venezuela é uma ditadura ou democracia?”
“O evento promovido pela TV Unesp e por Opera Mundi é da maior importância. Há uma campanha constante contra as mudanças políticas, econômicas e sociais que alguns governos do continente abraçaram nos últimos 15 anos. Venezuela, Equador, Argentina e Bolívia são os que levaram mais longe tais iniciativas. Elas contam com franca oposição da Casa Branca e dos donos do dinheiro e da mídia no mundo. Contra o bolor das velhas ideias, nada como o ar fresco do debate aberto”, afirma Maringoni.
NULL
NULL
Aula Pública” é um programa criado por Opera Mundi TV e TV Unesp em 2013. Com a participação de um público amplo e plural, o projeto debate com mais profundidade assuntos internacionais, aliando o conhecimento acadêmico de professores com a interação da plateia.
A primeira temporada das Aulas Públicas pode ser assistida no canal de Opera Mundi no Youtube www.youtube.com/opmundi
Contato:
Redação Opera Mundi TV:
(11) 30122404 – Ramal 131
Email: douglas@operamundi.uol.com.br
TV Unesp
(14) 3103-6161