Após os atos golpistas de bolsonaristas em Brasília neste domingo (08/01), a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez afirmou que os Estados Unidos devem “parar de conceder refúgio” ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está na Flórida.
Pelo Twitter, Ocasio-Cortez disse que dois anos depois da invasão ao Capitólio, nos EUA, “vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil”.
Além de reforçar a defesa de negar “refúgio” a Bolsonaro, a deputada disse que é preciso “ser solidários” ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, “democraticamente eleito”.
“Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, disse.
Nearly 2 years to the day the US Capitol was attacked by fascists, we see fascist movements abroad attempt to do the same in Brazil.
We must stand in solidarity with @LulaOficial’s democratically elected government. ??
The US must cease granting refuge to Bolsonaro in Florida. https://t.co/rzsZl9jwZY
— Alexandria Ocasio-Cortez (@AOC) January 8, 2023
Wikimedia Commons
Deputada falou da necessidade de ser ‘solidários’ ao governo Lula
Ato golpista em Brasília
Neste domingo, manifestantes bolsonaristas furaram os bloqueios da polícia do Distrito Federal e da Força Nacional e invadiram a sede dos Três Poderes, em Brasília.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram apoiadores do ex-presidente Bolsonaro quebrando vidros e tomando os corredores da Câmara dos Deputados e do Senado para pedir golpe militar e a remoção do presidente democraticamente eleito.
O presidente Lula assinou um decreto de intervenção na segurança pública do Distrito Federal, que será válido até o fim de janeiro.
“Eles vão perceber que a democracia garante direito de liberdade, livre expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”, disse o mandatário.