Sexta-feira, 11 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira (22/01) o general Lloyd Austin como secretário da Defesa no novo governo de Joe Biden, tornando-se, assim, o primeiro afro-americano a comandar o Pentágono. 

“É uma honra e um privilégio servir como 28º Secretário de Defesa do nosso país e estou especialmente orgulhoso de ser o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Vamos ao trabalho”, disse Austin. 

O nome do general, de 67 anos, foi aprovado pelos senadores por 93 votos a favor e dois contrários. O oficial de quatro estrelas nomeado pelo novo presidente dos EUA passou para a reserva em 2016, após 41 anos no Exército, de acordo com a agência Associated Press.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Lloyd J. Austin foi o segundo membro oficialmente escolhido por Biden para compor seu gabinete. Antes, Avril Haines foi confirmada na quarta-feira (20/01) como a primeira mulher a servir como diretora de inteligência nacional. 

Quando era vice-presidente dos EUA, na gestão de Barack Obama, Biden trabalhou em estreita colaboração com Austin para diminuir o envolvimento militar dos EUA no Iraque. Lloyd Austin era o principal comandante dos EUA em Bagdá. 

Em dezembro, ao anunciar Austin como seu candidato, o presidente norte-americano disse que o considerava a “pessoa de que precisamos neste momento”, e que confia em Austin para garantir o controle civil dos militares. 

(*) Com Sputnik.

Lloyd Austin foi aprovado pelos senadores por 93 votos a favor e dois contrários; oficial passou para a reserva em 2016, após 41 anos no Exército

Reprodução

Lloyd Austin, de 67 anos, foi aprovado pelos senadores por 93 votos a favor e dois contrários