O presidente do partido Comuns e ex-líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño, fez um apelo para que os membros da guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) “avancem” em um processo de acordo de paz com o governo do novo presidente Gustavo Petro.
A mensagem foi transmitida nesta quarta-feira (17/08) por meio de uma carta aberta nas redes sociais: “para a felicidade do povo colombiano, sopram os ventos da mudança e da paz com justiça social”.
“Exorto respeitosamente os companheiros da ELN, o seu comando, a sua militância e os seus simpatizantes a avançar com decisão para um acordo político para por fim à luta armada e iniciar assim a construção da paz total”, pediu Londoño.
Carta abierta al Gobierno Nacional de Colombia y al
Ejército de Liberación Nacional (ELN).Para felicidad del pueblo colombiano, soplan vientos de cambio y de paz con justicia social.
Agradezco su difusión. pic.twitter.com/rF57PDOdPT
— Rodrigo Londoño (@TimoComunes) August 17, 2022
Segundo o agora político, “o diálogo deve ser sempre o caminho para por fim aos conflitos” e o país hoje “tem ventos de mudança com paz e justiça social”.
@TimoComunes/Reprodução
Rodrigo Londoño É presidente do partido Comuns e ex-líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)
Londoño ainda informou estar disponível para ajudar no processo por ter sido ele o responsável pela negociação por parte das Farc durante o acordo firmado em 2016 com o então presidente Juan Manuel Santos.
“Como signatário e representante da alta parte contratante do Acordo de Paz entre o Estado colombiano e as FARC, coloco à disposição do governo e da ELN a experiência coletiva que nós, signatários da paz, temos para facilitar o diálogo e o entendimento entre as partes”, disse.
Há diversos grupos no momento tentando um acordo de paz com a ELN, após o fracasso de quatro anos atrás. O grupo armado acabou se tornando o maior entre os guerrilheiros do país desde o fim das Farc e ocupa áreas antigamente dominadas pelos comandados de Londoño.
(*) Com Ansa.