Durante encontro em Pequim, capital da China, entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira (14/04), as autoridades dos países assinaram diversos acordos comerciais e de parceria.
Os dois líderes firmaram 15 acordos comerciais, além dos acertados entre empresas brasileiras e chinesas. Entre os termos assinados envolvem a cooperação para o desenvolvimento de tecnologias, intercâmbio de conteúdos de comunicação e ampliação das relações comerciais.
Vale destacar que Brasil e China também firmaram acordos no setor espacial, incluindo um plano de cooperação entre as nações, bem como o lançamento do sétimo satélite, fruto da parceria, até 2032.
Brasil e China ainda firmaram um memorando de entendimento relacionado à cooperação para o desenvolvimento social e rural, bem como ao combate à fome e à pobreza.
A China é, hoje, o maior comprador de produtos brasileiros. Em 2022, o país asiático comprou quase US$ 90 bilhões do Brasil.
Reprodução/TV Brasil
Xi e Lula se encontram em Pequim para firmar diversos acordos entre os países
Veja lista dos acordos assinados:
I – Memorando de entendimento sobre o grupo de trabalho de facilitação de comércio entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério do Comércio da República Popular da China.
II – Protocolo complementar sobre o desenvolvimento conjunto do CBERS-6 entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China ao ‘Acordo-Quadro sobre Cooperação em Aplicações Pacíficas de Ciência e Tecnologia do Espaço Exterior entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China’.
III – Memorando de entendimento sobre cooperação em pesquisa e inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China.
IV – Memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China sobre cooperação em tecnologias da informação e comunicação.
V – Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China para a promoção do investimento e cooperação industrial.
VI – Memorando de entendimento sobre o fortalecimento da cooperação em investimentos na economia digital entre o Ministério do Comércio da República Popular da China e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil.
VII – Memorando de entendimento entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China.
VIII – Memorando de entendimento sobre cooperação em informação e comunicações entre o Ministério das Comunicações da República Federativa do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China.
IX – Acordo de coprodução televisiva entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China.
X – Memorando de entendimento entre Grupo de Mídia da China e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Federativa do Brasil.
XI – Acordo de cooperação entre Agência de Notícias Xinhua e Empresa Brasil de Comunicação.
XII – Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China na cooperação para o desenvolvimento social e rural e combate à fome e à pobreza.
XIII – Plano de Cooperação Espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a Agência Espacial Brasileira.
XIV – Plano de Trabalho Brasil-China de Cooperação na Certificação Eletrônica para Produtos de Origem Animal.
XV – Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China sobre Requisitos Sanitários e de Quarentena para Proteína Processada de Animais Terrestres a ser Exportada do Brasil para a China.