Atualizada às 10:21
O senador pelo Texas Ted Cruz derrotou o empresário Donald Trump entre os republicanos na primeira etapa de votação para a escolha do candidato ou candidata presidencial de cada partido, realizada na noite desta segunda-feira (01/02) no Estado de Iowa, no nordeste dos Estados Unidos. Entre os democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders acabaram tecnicamente empatados com uma leve vantagem para Hillary e com Sanders encarando o empate como uma vitória.
Cruz, que vinha em segundo lugar nas pesquisas de opinião, superou Trump confortavelmente entre os eleitores republicanos. Com 99,9% dos votos computados, Cruz tem 27,65% (enquanto as pesquisas lhe atribuíam 23%) e Trump tem 24,31% (contra os 28% estimados anteriormente). Marco Rubio, senador pela Flórida, também surpreendeu, fechando com 23,09%, contra os 15% que lhe davam as pesquisas de opinião.
Agência Efe
O senador pelo Texas e pré-candidato republicano Ted Cruz saúda apoiadores após vencer disputa em Iowa
O senador pelo Texas, que visitou todos os 99 distritos de Iowa nas últimas semanas em busca de votos, afirmou após a divulgação dos resultados que esta era uma vitória dos “conservadores corajosos” do Estado. “Iowa mandou a mensagem de que o candidato republicano e o próximo presidente dos EUA não será escolhido pela mídia, nem pelo establishment de Washington, nem pelos lobbistas, mas será escolhido pela mais poderosa e incrível força onde a soberania reside em nossa nação: o povo norte-americano.”
Cruz, que tenta se vender aos eleitores republicanos como um novo Ronald Reagan e baseia sua candidatura no voto ultraconservador e evangélico, afirmou que o resultado em Iowa mostra que seus apoiadores estão ansiosos para voltar ao “livre mercado” e a “valores judaico-cristãos”.
Agência Efe
O pré-candidato republicano Marco Rubio também surpreendeu em Iowa, ficando com 23,09% dos votos
Donald Trump reconheceu a derrota e se disse “honrado” pelo segundo lugar. “No dia 16 de junho, quando eu comecei essa jornada, todo mundo me disse: 'não vá a Iowa'. Eu disse que eu tinha que fazer isso. E nós terminamos em segundo e eu estou simplesmente honrado. Estamos muito felizes com a maneira como as coisas aconteceram.”
Além de Cruz, Marco Rubio também se fortaleceu com a votação em Iowa, que lhe rendeu um terceiro lugar bem próximo de Trump na disputa republicana. “Este é o momento que disseram que nunca ia acontecer. Por meses, nos disseram que não tínhamos chance”, declarou Rubio após a divulgação dos resultados.
NULL
NULL
Agência Efe
A pré-candidata democrata Hillary Clinton comemora a estreita vitória em Iowa ao lado do marido, Bill, e da filha, Chelsea
Já Hillary Clinton não teve tanto a comemorar, visto que os 2 pontos percentuais de vantagem sobre o senador por Vermont Bernie Sanders estimados pelas pesquisas de intenção de voto se tornaram 0,35% após a votação. Com 99,9% dos votos contados, Hillary tem 49,89% e Sanders a acompanha de muito perto com 49,54%. Segundo o jornal Des Moines Register, em cinco distritos eleitorais o voto democrata foi decidido no cara ou coroa – todos vencidos por Hillary. Cada candidato ficou com a metade dos 44 delegados democratas no Estado.
Apesar da estreita vitória, a pré-candidata afirmou que está “respirando aliviada” e saudou o “confronto de ideias” que tem guiado a disputa entre ela e Sanders. “Estou muito animada em debater com o senador Sanders sobre a melhor maneira de encaminhar a luta por nós, norte-americanos.”
Agência Efe
O pré-candidato democrata Bernie Sanders comemora empate com Hillary em Iowa