O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou nesta terça-feira (30/04) que os Estados Unidos estão financiando a tentativa de golpe de Estado na Venezuela liderada pelo deputado de direita Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país.
Em entrevista à RT, Arreaza afirmou que o governo norte-americano “está por trás de toda a intenção da tentativa de golpe na Venezuela” e que a “fatura dessa tentativa é norte-americana”.
O ministro declarou que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, junto ao secretário de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, estão articulados junto com o deputado opositor Juan Guaidó.
Pelo Twitter, Arreaza respondeu aos políticos norte-americanos, especialmente a declaração do secretário Pompeo no qual disse que “presidente interino Juan Guaidó anunciou o início da Operación Libertad”.
“Ele faz uma demonstração de diplomacia, promovendo e financiando um golpe violento na Venezuela. A obsessão de Washington em controlar a riqueza do petróleo da Venezuela leva-os ao constrangimento. Eles subestimam a cidade de Simón Bolívar, afirmou o ministro.
O chanceler rechaçou a fala de Pence questionando se o mesmo seria um “bom cristão”. “Ele pede violência, destruição e morte”, disse Arreaza.
Ainda na entrevista, Arreaza foi questionado sobre quais medidas deveriam ser tomadas sobre Guaidó, dizendo “que o Ministério Público abrirá uma averiguação contra o deputado”.
Agência EFE
Jorge Arreaza afirmou que os Estados Unidos estão por trás da tentativa de golpe.