Pelo segundo dia consecutivo ao menos 10 países da Europa, como Grã-Bretanha, Irlanda, Noruega, Suécia e Bélgica estão com os espaços aéreos fechados devido a uma nuvem de cinzas lançada na atmosfera pela erupção de um vulcão subterrâneo na Islândia.
Cerca de um milhão de passageiros estão esperando nos aeroportos, já que mais de quatro mil voos foram cancelados. Não há previsão para as atividades voltarem ao normal. Das 28 mil operações previstas, apenas 11 mil devem ocorrer.
Boris Roessler/Efe
Painel sem horários de chegada e saída em aeroporto de Frankfurt, na Alemanha
O vulcão sob o glaciar Eyjafjallajokull entrou em erupção na quarta-feira (14/4) pela segunda vez em menos de um mês, provocando enchentes e soltando fumaça e vapor que atingiram quilômetros de altura. Os técnicos dos aeroportos afirmam que a nuvem pode prejudicar o funcionamento das turbinas de aviões num longo prazo.
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O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (Nats, na sigla em inglês) anunciou que o espaço aéreo britânico permanecerá fechado pelo menos até as 13h de hoje (9h no horário de Brasília).
A nuvem paira sobre o Oceano Atlântico nas proximidades das rotas da maioria dos voos da costa leste dos EUA para a Europa e estava se movendo para o continente europeu.O aeroporto de Keflavik, na Islândia, foi um dos únicos a funcionar ontem na Europa Ocidental.
DV (Islândia)
Alcance da nuvem de cinzas vulcânicas sobre o norte da Europa
Vários voos dos EUA em direção ao aeroporto britânico de Heathrow, o principal da Europa, tiveram de voltar aos aeroportos de origem quando o espaço aéreo foi fechado. Monarcas da Noruega e da Holanda que viajavam para as comemorações do 70º aniversário da rainha dinamarquesa Margrethe não puderam embarcar.
Sem previsão
Autoridades citadas pela agência Reuters disseram que pode levar dias até que os céus se tornem seguros para viagens aéreas. O geofísico do Escritório de Meteorologia da Islândia Einar Kjartansson afirmou que o problema pode persistir por semanas, dependendo de como as cinzas serão levadas pelos ventos.
O responsável de imprensa da Eurocontrol, Kayla Evans, disse à agência Efe que vários especialistas vigiam a evolução da nuvem que sai do centro do vulcão e que por enquanto se dirige rumo ao leste, para ver quando é seguro reabrir o espaço aéreo, mas “os dados mudam minuto a minuto”.
Em 1982, lembrou a reportagem do jornal Zero Hora, um Boeing da British Airways com 263 passageiros a bordo ficou com as quatro turbinas travadas durante vários minutos depois de atravessar uma nuvem de cinzas na Indonésia. Ao perder altitude e sair da nuvem, o material derretido se condensou e se soltou, e os motores voltaram a funcionar.
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