“Violentos combates” estão sendo travados nesta terça-feira (29/10) no norte da Síria entre as forças do regime de Damasco e as da Turquia, pela primeira vez desde o lançamento em 9 de outubro de uma ofensiva turca na zona de fronteira. A informação é do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Tiros de artilharia das forças de Ancara visaram tropas do regime sírio e “combates com metralhadoras” ocorreram na parte da manhã nos arredores do vilarejo de Al-Assadiya, perto da fronteira sírio-turca, segundo a entidade. Estes são os “primeiros combates” entre os dois lados desde o lançamento da ofensiva de Ancara para expulsar da região as forças curdas, de acordo com o OSDH.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
Reprodução
Combates estão acontecendo no norte da Síria entre forças de Damasco e da Turquia
Ancara lançou em 9 de outubro uma ofensiva militar no nordeste da Síria contra combatentes curdos das Unidades de Proteção Popular (YPG na sigla local), aliados da coalizão internacional contra o Estado Islâmico, mas que as autoridades turcas consideram como uma organização “terrorista” por seus laços com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que trava uma sangrenta guerrilha na Turquia, desde 1984.
A ofensiva obrigou os curdos a se aproximar ao regime sírio, que conta com apoio militar da Rússia. Oficialmente, a ofensiva da Turquia está paralisada desde que foi firmado um acordo entre Ancara e Moscou, em 22 de outubro. Mesmo assim, combates esporádicos foram registrados na região desde o cessar-fogo.
Os últimos acontecimentos beneficiaram o presidente Bashar al-Assad, que pôde posicionar suas tropas no norte do país, do qual havia perdido controle há anos.