Domingo, 22 de junho de 2025
APOIE
Menu


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, optou nesta quarta-feira (30/11) por seu colaborador Steven Mnuchin como futuro secretário do Tesouro, segundo confirmou à emissora CNBC.

Mnuchin, de 53 anos, foi o chefe financeiro da campanha presidencial do magnata e trabalhou para o grupo bancário Goldman Sachs. Também esteve muito vinculado a Trump tanto durante o processo eleitoral como nas gestões para formar o futuro governo.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A emissora CNBC e outros veículos de comunicação confirmaram também que o multimilionário Wilbur Ross, fundador de uma firma de investimentos que leva seu nome, foi designado para a pasta de Comércio.

O próprio Ross já tinha dito no último dia 24 de novembro que Trump o havia escolhido para comandar essa pasta em seu governo.

Agência Efe

Steve Mnuchin, chefe financeiro da campanha de Trump, será o novo secretário do Tesouro

Além de Steven Mnuchin, investidor milionário Wilbur Ross irá para pasta de Comércio; Elaine Chao e Tom Price são escolhidos para Transportes e Saúde

NULL

NULL

Na entrevista à CNBC, Mnuchin afirmou que sua gestão se focará em diminuir os impostos das empresas de 30% a 15%, como Trump tinha prometido durante a campanha eleitoral.

“Diminuindo os impostos corporativos vamos criar um enorme crescimento econômico e isso gerará uma enorme receita pessoal”, disse Mnuchin.

O futuro membro do gabinete de Trump – desde que sua nomeação seja ratificada pelo Senado – também afirmou que acredita que a economia dos Estados Unidos pode ter um crescimento sustentado de entre 3% e 4% ao ano.

Secretaria de Transportes e Saúde

O presidente eleito também escolheu nesta segunda-feira (28/11) a republicana Elaine Chao como secretária de Transportes e o deputado republicano Tom Price como secretário de Saúde e Serviços Humanos. Chao foi secretária de Trabalho durante o governo de George W. Bush e, com o novo cargo, responderá pelos investimentos em infraestrutura que Donald Trump prometeu durante sua campanha, como a reconstrução de estradas, pontes e aeroportos.

Já o deputado republicano por Geórgia e ortopedista Tom Price foi um dos líderes da oposição ao Obamacare, reforma no serviço de saúde promovida pelo atual presidente, Barack Obama, alinhado assim à posição de Trump de revogar a lei federal Affordable Care Act (Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente), sancionada por Obama em 2010. Chao e Price também deverão ser confirmados pelo Senado.

 

*Com Agência Efe