Quarta-feira, 18 de junho de 2025
APOIE
Menu


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta segunda-feira (11/12) uma nova diretriz do programa espacial do país, que prevê o envio de astronautas americanos à Lua, o estabelecimento de uma base no satélite, de onde, posteriormente, será enviada a primeira missão tripulada a Marte.

“A diretriz, que estou assinando, reorienta o programa espacial dos EUA na exploração humana e no descobrimento e marca o primeiro passo no retorno dos astronautas americanos à Lua pela primeira vez desde 1972”, destacou o presidente, durante a cerimônia de assinatura do documento na Casa Branca.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Trump afirmou que os astronautas americanos, desta vez, não só colocarão a bandeira dos EUA e pisarão no solo lunar, mas também estabelecerão uma base para o envio da primeira missão tripulada a Marte.

“Imaginem a possibilidade que nos espera nessas formosas e enormes estrelas se nos atrevermos a sonhar grande. Isso é o que o nosso país está fazendo de novo, estamos sonhando grande”, ressaltou.

picture-alliance/dpa/E. Vucci/

Trump assinou nova diretriz da política espacial americana

Presidente americano lança nova diretriz do programa espacial dos EUA, que busca voltar à Lua e enviar primeira missão tripulada a Marte; Nasa pretende ainda construir base lunar

NULL

NULL

O vice-presidente, Mike Pence, o diretor interino da Nasa, Robert Lightfoot, e a primeira mulher astronauta comandante da Estação Espacial Internacional, Peggy Whitson, participaram do evento na Casa Branca.

Em comunicado, a Casa Branca afirmou que os EUA trabalharão com outros países e com a iniciativa privada para enviar astronautas à Lua e desenvolver a tecnologia necessária para a exploração de Marte e de outras regiões do Sistema Solar.

Em 20 de julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. A última vez que os EUA enviaram uma missão tripulada fora da órbita terrestre foi em 1972, na Apolo 17. Dos três astronautas a bordo, Eugene Cernan e Harrison “Jack” Schmitt fizeram três caminhadas sobre a superfície lunar. O próprio Schmitt, de 85 anos, esteve presente no ato desta segunda-feira.

Enviar humanos a Marte é um dos principais objetivos da política espacial americana há anos. A primeira missão tripulada ao planeta vermelho está planejada para acontecer na década de 2030.