O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), liderado pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, perdeu em três das principais cidades turcas nas eleições municipais do país realizadas neste domingo (31/03).
O partido de oposição, Partido Republicano do Povo (CHP), conquistou a prefeitura de Ancara, capital do país, com 50,9% dos votos. Também em Esmirna, o candidato do CHP, Tunc Soyer, foi eleito prefeito com 58% dos votos.
Em Istambul, maior cidade do país, a oposição elegeu Ekrem Imamoglu com 48,79% dos votos e o presidente turco reconheceu o resultado. O candidato do AKP obteve 48,51% dos votos, contestou os resultados e falou em irregularidades.
Imamoglu declarou que mesmo sendo oposição 'querem cooperar com as instituições da Turquia'. “Queremos começar a trabalhar pelo povo tão logo quanto possível”, declarou Imamoglu.
Derrota de Erdogan
Os resultados das eleições municipais na Turquia representaram uma derrota ao presidente turco, que iniciou a carreira política em Istambul, sua cidade natal, como prefeito entre 1994 e 1998; a legenda do AKP controlava a cidade há 25 anos.
“Por favor, não fiquem de coração partido com este resultado, vamos ver como eles vão administrar”, anunciou Erdogan após os resultados.
O AKP também perdeu importantes polos da costa mediterrânea, como as cidades turísticas Adana e Antalya, enquanto os curdos recuperaram sua capital, Diyarbakir, que estava sob intervenção do governo turco.
(*) Com Ansa
Wikimedia Commons
Partido do atual presidente turco perdeu em cidades principais nas eleições municipais.