Terça-feira, 6 de outubro de 2026
Compartilhe:

A União Europeia acenou que pode ceder às exigências do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para fechar o acordo de livre comércio com o Mercosul ainda em 2023. A informação foi dada em entrevista do embaixador da UE em Brasília, Ignacio Ybáñez, ao jornal Estadão nesta terça-feira (25/07). 

Uma das principais críticas de Lula é sobre o artigo que permite a participação de empresas europeias em licitações governamentais nos países do bloco sul-americano, e vice-versa.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

“Nós vamos ser flexíveis. Para nós, o acordo é muito mais importante do que as compras públicas, que pequenos detalhes que podem se fechar ao final da negociação”, disse Ybáñez. 

“O acordo é uma aposta mirando para o futuro, e pensamos que as duas partes ganham. Se não ganhamos em tudo, já buscaremos uma certa compensação olhando pra frente”, acrescentou.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

Presidente do Brasil critica artigo que  permite participação de empresas europeias em licitações governamentais na América do Sul

Flickr/Palácio do Planalto

Lula é atual presidente pro tempore do Mercosul e reiterou em diversas ocasiões que deseja fechar pacto ainda em 2023

Segundo o diplomata, “seria uma pena” não concluir o acordo comercial, que é discutido há mais de 20 anos pelos dois blocos.

Lula é o atual presidente pro tempore do Mercosul e já reiterou em diversas ocasiões que deseja fechar o pacto ainda em 2023, porém deixou claro que não abrirá mão das compras públicas como instrumento de política industrial. 

(*) Com Ansa

Mais lidas