A Venezuela comemorou nesta segunda-feira (05/07) 210 anos da declaração de sua independência em dois eventos realizados pelas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) e pela Assembleia Nacional do país.
Em 5 de julho de 1811, com as emancipações das colônias hispânicas na América do Sul, a independência venezuelana foi declarada. Sete das 10 províncias da então Capitania Geral da Venezuela se tornaram livres da coroa espanhola.
Pelo Twitter, o presidente Nicolás Maduro celebrou a data afirmando que os venezuelanos são a “voz dos Libertadores” contra o colonialismo. “Viva a Pátria! Há 210 anos selamos o destino rebelde de nossa história, declarando esta terra sagrada, livre e independente. Somos a voz dos Libertadores que não hesitaram em dizer: Chega de colonialismo! Seremos livres e dignos, custe o que custar”, declarou.
¡Viva la Patria! Hace 210 años sellamos el destino rebelde de nuestra historia, al declarar a esta tierra sagrada, Libre e Independiente. Somos la voz de los Libertadores que no vacilaron en decir: ¡Basta de Colonialismo! Seremos libres y dignos, cueste lo que cueste. pic.twitter.com/D2hcmR3VVJ
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) July 5, 2021
Ainda nas redes, Maduro também fez menção à FANB, afirmando que a força “honra a tarefa de ser luz e guia para o florescer da Pátria em liberdade e dignidade, em união cívico-militar”.
A vice-presidente do país, Delcy Rodríguez, participou de uma das cerimônias agendadas para o dia na Arca na Sala Elíptica do Palácio Legislativo Federal de Caracas, capital do país, local onde são guardadas as atas do Supremo Congresso de 1811, documentos de registro da independência.
Prensa FANB
Dia das Forças Armadas é comemorado no mesmo dia da independência da Venezuela
No Complexo Monumental do Panteão Nacional, em Caracas, o comandante estratégico da FANB, Remigio Ceballos Ichaso, destacou que a Venezuela continua “firme, levantando as bandeiras da autodeterminação e da independência total, em face dos ataques e reivindicações imperiais”.
Na ocasião, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, na companhia de autoridades civis e militares, presidiu o hasteamento comemorativo da bandeira nacional, uma vez que o aniversário de independência coincide com o Dia de Forças Armadas.
O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, disse que há 210 anos a nação se declarou livre e independente para sempre, acrescentando que “é nosso compromisso zelar pelo legado dos nossos libertadores”. A Assembleia Nacional realizará uma Sessão Solene pela comemoração da Declaração de Independência da Venezuela, na qual o deputado América Pérez fará a leitura do histórico documento durante a sessão.
(*) Com Telesur.