Nesta segunda-feira (31/07), durante seu programa de televisão “Con Maduro más”, na emissora estatal VTV, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que o país formalizou um pedido para ser membro pleno do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – cujo nome se baseia na sigla dos nomes desses países em inglês, nessa respectiva ordem.
O mandatário venezuelano disse esperar que seu país seja incluído no projeto de expansão do bloco. Essa pauta deve ser a mais importante a ser discutida na cúpula do Brics, que acontecerá neste mês de agosto, na cidade sul-africana de Johanesburgo.
“O Brics são a força dinamizadora do mundo multipolar que está emergindo”, afirmou Maduro.
O líder bolivariano também disse estar cauteloso com respeito aos resultados da cúpula de agosto. “Esperamos alguma resposta positiva. Sabemos que esses processos de adesão levam tempo, mas queremos que a Venezuela possa ser incluída na dinâmica do Brics o mais cedo possível”, ressaltou.
VTV
Candidatura da Venezuela ao Brics foi um dos principais temas do programa semanal de Maduro no canal estatal VTV, nesta segunda (31/07)
Cúpula do Brics
A cúpula do Brics em Johanesburgo terá início no dia 22 de agosto e contará com a presença dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Índia, Narendra Modi, e da China, Xi Jinping, além do anfitrião Cyril Ramaphosa.
O mandatário russo Vladimir Putin confirmou que não participará presencialmente do evento, mas deve marcar presença na reunião principal através de videoconferência.
A Venezuela não é o único país que apresentou sua candidatura para formar parte do bloco. Se estima que mais de 20 postulações serão avaliadas durante a cúpula.
A região da América Latina e do Caribe é uma das que possui maior número de pedidos. Além da Venezuela, também foram apresentadas as candidaturas de Argentina, Bolívia, Cuba, Honduras e México.
Com informações de TeleSur.