Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, visitou nesta quarta-feira (06/09) a sede do Novo Banco de Desenvolvimento do grupo Brics (NBD), na cidade de Xangai, na China, onde também se encontrou com a ex-mandatária do Brasil e atual presidente do banco, Dilma Rousseff.

“Como parte de nossa visita oficial à República Popular da China, mantivemos uma reunião cordial com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, Dilma Rousseff. Em nome do presidente Nicolás Maduro, reiteramos o compromisso do Governo da Venezuela em contribuir para o fortalecimento da cooperação Sul-Sul. Acreditamos na construção de uma nova arquitetura financeira global”, declarou a vice-presidente após o encontro com Rousseff. 

A visita de Rodríguez faz parte de uma viagem ao país asiático iniciada na última terça-feira (05/09), que tem como objetivo “fortalecer as relações bilaterais, a fraternidade e as alianças estratégicas com a nação asiática”.  

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Rousseff ocupa o cargo de presidente da instituição financeira do bloco desde março de 2023, em um mandato que vai até 2025. Criado em 2014, o NBD foi criado em 2014, quando Rousseff ainda era presidente do Brasil. 

A organização destina-se a financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que compõem o grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e em outras economias emergentes, como no caso da Venezuela. 

Delcy Rodríguez faz visita à sede do Novo Banco de Desenvolvimento do grupo Brics, em Xangai, durante visita diplomática em país asiático

Twitter / Delcy Rodríguez

Em reunião com Dilma Rousseff, vice-presidente da Venezuela defendeu fortalecimento da cooperação Sul-Sul

Relações entre Caracas e Pequim

A delegação venezuelana para a China também o principal assessor para Assuntos Financeiros da Venezuela, Alejandro Texeira, o presidente da PDVSA (Petróleos de Venezuela), Pedro Tellechea, e de Nicolás Maduro Guerra, deputado da Assembleia Nacional (AN).

Os representantes venezuelanos também foram recebidos pelo diretor para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores da China, Cai Wei, e o embaixador venezuelano na China, Giusseppe Yoffreda. 

site da vice-presidência da Venezuela comenta a viagem da delegação como consequência das relações diplomáticas que ambas as nações mantêm há 47 anos, estabelecidas pela liderança de Maduro. 

“Os laços diplomáticos entre as duas nações remontam a 28 de junho de 1974. No entanto, seria em 2001, quando assumiram um caráter estratégico, que a Comissão Mista de Alto Nível foi instalada como mecanismo para fortalecer a colaboração em áreas de interesse comum, no âmbito do princípios de respeito mútuo e desenvolvimento partilhado”, informa a vice-presidência. 

“Sob a liderança dos presidentes Xi Jinping e Nicolás Maduro, a China e a Venezuela seguem um caminho imparável, através da rubrica de inúmeros projetos que incluem as áreas da energia, indústria, obras públicas, habitação, agricultura, ciência e tecnologia, transportes, cultura, comércio e segurança e defesa”, finaliza o comunicado.