Atualizada em 03/11/2015, às 09h18
A EPA (Agência de Proteção Ambiental, dos EUA) anunciou nesta segunda-feira (02/11) que a Volkswagen também ocultou emissões de poluentes de marcas de luxo pertencentes ao grupo, como Porsche e Audi.
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Porsche Cayenne 2015 foi um dos veículos afetados
Em comunicado, a agência explica que modelos como Porsche Cayenne 2015, por exemplo, também têm um software ilegal que oculta as emissões reais de seus motores a diesel para burlar as leis ambientais dos Estados Unidos.
Além do Porsche Cayenne 2015, a EPA enumera manipulação em modelos como Volkswagen Touareg 2014 e Audi A6 Quattro, A7 Quattro, A8, A8L e Q5.
“A Volkswagen novamente não cumpriu sua obrigação de se ajustar à lei que protege o ar para todos os norte-americanos”, afirmou Cynthia Giles, subdiretora do escritório de cumprimento de garantias da EPA, em nota.
“Todas as empresas deveriam seguir as mesmas regras. A EPA investigará essas graves questões para assegurar os benefícios da Lei de Ar Limpo e as mesmas regras de jogo para as empresas responsáveis”, acrescentou Giles.
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Por sua vez, a Volkswagen negou na noite de segunda-feira que esses modelos, que possuem motor a diesel de 3 litros V6, também teriam um software que manipule os dados de emissões de gases poluentes.
“A Volkswagen quer enfatizar que não foi instalado nenhum software nos motores de 3 litros V6 para alterar as emissões de maneira proibida”, garante o breve comunicado da empresa.
No dia 22 de setembro, a Volkswagen admitiu que a falsificação da taxa de poluentes emitidos pelos seus carros poderia envolver até 11 milhões de veículos ao redor do mundo.
Após o escândalo, o grupo anunciou, em 23 de setembro, que o presidente-executivo Martin Winterkorn pediu demissão e que ele admitiu ser responsável pela manipulação. Segundo a montadora, que deverá pagar uma multa no valor equivalente a até R$ 72 bilhões, outros executivos ainda serão demitidos.
A marca falsificou os testes emissão de poluentes com a instalação de um dispositivo de trapaça: seus veículos emitem uma quantidade de dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio de cinco a 40 vezes superior ao permitido pela legislação dos EUA.