O ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitri Medvedev, chegou a Pequim nesta quarta-feira (21/12) e foi recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping.
No encontro, os dois líderes conversaram sobre questões de economia, especificamente sobre os projetos de cooperação industrial e energética entre os dois países.
Segundo a agência chinesa Xinhua, Xi enfatizou a opção da China por fortalecer os lações com Moscou “para promover conjuntamente o desenvolvimento da governança global em um sentido mais justo e razoável”.
O mandatário asiático também destacou que, nos últimos 10 anos, “as relações sino-russas passaram no teste das vicissitudes internacionais e sempre se desenvolveram em um nível elevado, estável e saudável”.
Xinhua
Aperto de mãos entre Dmitri Medvedev e Xi Jinping, durante encontro em Pequim
Mensagem de Putin
Por sua parte, Medvedev aproveitou o encontro para entregar a Xi uma carta enviada pelo atual mandatário russo, Vladimir Putin.
Segundo o canal russo RT, a mensagem abordou temas da cooperação econômica entre China e Rússia, além de reivindicar uma “relação mais estreita” entre o Kremlin e a nova direção do Partido Comunista chinês.
O encontro mostra, mais uma vez, que China e Rússia estão apostando no fortalecimento das relações entre os dois países, diante de um cenário em que ambos enfrentam conflitos geopolíticos alimentados pelos Estados Unidos e seus aliados no Ocidente.