Imagem via Wikimedia Commons
Se no tempo da internet uma semana é uma eternidade (lembra da Luiza no Canadá? Pois é), a Wikipedia é pré-histórica: lançada em janeiro de 2001, precedeu em vários anos o boom das redes sociais e revolucionou a produção e agregação de conteúdo na rede. Talvez o peso de ser “a soma de todo o conhecimento humano” não dê muita chance de o site pensar na própria aparência – como comenta a colunista Megan Garber, do site da revista The Atlantic, “eis uma verdade empírica sobre a Wikipedia: esteticamente, ela é bem pouco atraente”.
Sue Gardner, diretora executiva da Fundação Wikimedia, organização que administra a Wikipedia, explica que o aspecto “rústico” do site não é desleixo, mas uma característica consciente: “A Wikipedia sempre foi um site com uma aparência esquisita e artesanal, e isso é parte do seu charme.” A interface crua manda uma mensagem muito clara para os seus usuários, diz Gardner: a de que o site tem coisas mais importantes a fazer do que se preocupar com a aparência. “A Wikipedia claramente não foi projetada por profissionais de marketing; ela não está tentando te vender nada.” Portanto, a interface simples e despretensiosa é uma agradável lembrança de que o site não está tentando “monetizar” seus usuários.
Para Gardner, isso é bom: a Wikipedia não quer ser o Facebook. Mas se tem uma coisa que eles poderiam aprender com o Facebook, o Twitter e outras redes sociais amadas pelo público é a facilidade que as interfaces destes sites oferecem – comandos intuitivos e um design que parece dizer “venha, participe, é fácil!”. A Wikipedia, porém, é o oposto disso. A interface de edição do site é intuitiva somente para os “super-usuários”, que tendem a ter um conhecimento anterior de edição de sites e estão dispostos a suar um pouco mais para contribuir para a enciclopédia eletrônica. Já para o usuário médio, os obstáculos são desanimadores.
Este é um desafio que eles estão tentando superar, já que o objetivo estratégico do site é expandir a sua base de editores e diversificar a oferta de conteúdo. Para isso, no final de 2011 a Fundação Wikimedia introduziu um editor visual consideravelmente mais simples, mas que ainda está em fase de testes. Não será esta a salvação da Wikipedia, mas uma interface bonita e amigável pode fazer uma grande diferença.
NULL
NULL