As primeiras imagens dos satélites-radar italianos Cosmo SkyMed que mostram os danos provocados pelo terremoto do dia 6 de fevereiro na Turquia, foram disponibilizadas nesta sexta-feira (24/02).
As imagens obtidas pelos satélites, gerenciados pela Agência Espacial Italiana (ASI) e elaboradas pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), vão fornecer um material de apoio para as equipes que atuam nas cidades de Gaziantep e Kahramanmaras, as mais afetadas pela catástrofe, em busca de vítimas.
Ainda conforme a ASI, os equipamentos coletaram imagens dos danos até o dia 20 de fevereiro – período em que centenas de réplicas do tremor principal foram registradas – por meio do sistema chamado Diferença de Correlação de Intensidade (ICD, na sigla em inglês) e que permite criar mapas com a estimativa de danos baseadas em mudanças na área analisada, como um antes e depois.
Assim, os pontos que sofreram mudanças estruturais são todos registrados com precisão.
O tremor deixou ao menos 43.556 mortes na Turquia e mais de 42 mil edifícios, prédios e residências destruídos. Também afetada pelo sismo, a Síria registra 6,7 mil vítimas, totalizando mais de 50 mil óbitos relacionados ao fenômeno.
(*) Com Ansa