Fundado durante a União Soviética, o Ensemble Aleksandrov — cujos coristas morreram na queda do avião russo Tu-154 neste domingo (25/12) — era mais que um coral comum.
Formado por membros das Forças Armadas, o grupo foi criado por Aleksándr Vasilievich Aleksándrov, compositor do Hino Nacional da União Soviética.
Objetivando desenvolver a arte amadora nos pelotões do exército e incentivar o gosto musical dos soldados, o Ensemble já contava com cerca de 300 membros em 1933. Durante a 2ª Guerra Mundial, realizou mais de 1500 apresentações em todas as frontes de batalha russas, principalmente para entreter e distrair os soldados.
Agência Efe
Coral Aleksandrov durante apresentação em 2013; apenas três coristas nao estavam na aeronave
NULL
NULL
Conhecido por quase todas as ex-repúblicas socialistas, o Ensemble ganhou notoriedade em toda a Europa em 2009, durante o Eurovision Song Festival realizado em Moscou durante o intervalo da primeira semifinal. À época, a apresentação foi bastante elogiada e simbolizou o investimento russo em educação e cultura.
A atuação, em conjunto com a escola de música militar e uma companhia de teatro, foi bastante aplaudida.
Relativamente famosos internacionalmente, o conjunto também se apresentou na abertura das Olimpíadas de Inverno de Sochi, em 2014. Eles apresentaram o hit mundial “Get Lucky”, do Daft Punk, novamente bastante elogiados pelos espectadores da apresentação.
O coral seguia para a Síria, onde faria uma apresentação no ano novo. Apenas três coristas não estavam a bordo. Não houve sobreviventes.