O nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá experimentaram neste sábado (04/02) temperaturas negativas que atingiram recordes, causando condições perigosas para as populações. De acordo com os meteorologistas, as condições do tempo devem melhorar gradualmente, a partir deste domingo (05/02).
No topo do Monte Washington, no estado norte-americano de New Hampshire, a sensação térmica (considerando o vento frio) atingiu -78°C, na noite de sexta-feira (03/02), informou o US Weather Services (NWS). Este cume de montanha tem a fama de ter “o pior clima do mundo”. De acordo com o site especializado Weather Channel, o recorde anterior de temperatura sentida no local havia sido de -74°C.
Em Nova York, na costa leste norte-americana, onde os termômetros caíram para -16°C no famoso Central Park, os abrigos para sem-teto estão cheios e a ordem das autoridades locais é para que ninguém seja recusado de entrar.
Em Boston, as escolas foram fechadas na sexta-feira por precaução.
Enquanto isso, os serviços meteorológicos locais do Maine relataram uma sensação térmica de -51°C, na pequena cidade de Frenchville, perto da fronteira com o Canadá.
Public Domain Pictures
No topo do Monte Washington, no estado norte-americano de New Hampshire, sensação térmica atingiu -78°C
Alertas de frio extremo emitidos pelo Environment Canada estavam em vigor em grande parte do Quebec e nas províncias marítimas do leste do Canadá, com temperaturas chegando a -40°C ou mesmo -5O°C, em várias regiões.
Em Montreal, fez -29°C no início da manhã deste sábado, no aeroporto internacional, e -41°C levando em conta o vento frio, de acordo com os serviços meteorológicos.
O frio polar causou consumo recorde de eletricidade em Quebec. O consumo atingiu o pico no final da tarde de sexta-feira. A companhia elétrica Hydro Quebec solicitou a seus clientes que reduzissem o aquecimento em um ou dois graus e que usassem menos água quente.
Carnaval adiado
Temperaturas extremas obrigaram os organizadores do Carnaval de Quebec a adiar a abertura das festividades de inverno, cujos participantes já estão acostumados ao frio. Marcado inicialmente para sexta-feira, o pontapé inicial foi adiado para o início da tarde deste sábado por precaução, pois as temperaturas muito baixas podem causar queimaduras rapidamente.
Segundo o NWS norte-americano, “as temperaturas vão começar a subir no domingo”.