Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

Ex-combatentes das Forças Alternativas Revolucionárias do Comum (Farc) realizarão nesta quarta-feira (18/09), na Universidade de Los Andes, na Colômbia, o primeiro desfile de moda com roupas confeccionadas pelos ex-integrantes da antiga guerrilha em defesa da paz no país.

O evento chamando “De la Guerra a la PAZarela” é uma iniciativa do coletivo Manifiesta – Hecho en Colombia, ex-guerrilheiros que produzem coleções de roupas e defendem o processo de reintegração, a indústria nacional e a moda sustentável.

O desfile também conta com a participação da cooperativa Tejiendo Paz (Tejpaz), organização comunitária para a “reincorporação econômica de ex-combatentes das Farc”. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo a instituição, a PAZarela é um “chamado” ao consumo consciente, a se pensar “as dinâmicas que movem por trás das nossas compras e seu impacto sócio-político”. No dia do evento, será apresentado a nova coleção das cooperativas.

Além do desfile, está previsto também uma roda de conversa com os ex-combatentes que desenvolveram as peças apresentadas no evento

Reprodução

Primeiro desfile será apresentado na Universidade de Los Andes, na Colômbia

Além do desfile, está previsto também uma roda de conversa com os ex-combatentes que desenvolveram as peças apresentadas no evento.

O PAZarela faz parte do “Día Paíz“, uma semana cultural que acontece na universidade com apresentações de peças teatrais, debates, exibição de cinema e exposições que têm o intuito de estabelecer uma “reflexão” sobre o “a paz na Colômbia”. A programação se estende dos dias 16 a 21 de setembro.