Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu


O ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle morreu nesta segunda-feira (24/10), aos 88 anos, dez dias após sofrer um traumatismo craniano devido a uma queda, informou à Agência Efe o deputado José Amorín Batlle, primo do político.

O ex-mandatário se encontrava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Sanatório Americano de Montevidéu, para onde foi levado após o acidente.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Arquivo/Agência Efe

Jorge Batlle, ex-presidente do Uruguai (2000-2005), morreu na segunda-feira

No dia 21, o hospital enviou um comunicado informando sobre a gravidade do estado de saúde de Batlle, que desde o acidente não havia apresentado mudanças apesar da retirada da sedação.

Batlle governou Uruguai entre anos 2000 e 2005; presidente Tabaré Vázquez e ex-presidente Pepe Mujica lamentaram morte de líder colorado

NULL

NULL

Batlle, que amanhã completaria 89 anos, presidiu o Uruguai pelo Partido Colorado entre os anos de 2000 e 2005, e seu mandato foi marcado principalmente pela gestão da grave crise econômica que castigou o país em 2002. 

Em pronunciamento, o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, lamentou a morte de Batlle, afirmando ter sido um político “importantíssimo e influente em nosso país, que marcou uma época. Um homem liberal convencido de suas ideias e que as pôs em prática”.

Da mesma maneira, o ex-presidente Pepe Mujica também lamentou o incidente. “Nós brigamos muitíssimo, durante toda a vida, e se tivéssemos uma segunda vida, teríamos continuado a brigar, mas sem ódio”, disse ele à imprensa durante o velório do ex-presidente.

“Não é hora de avaliar [o governo do ex-presidente], a avaliação que a façam os historiadores. É hora de homenagear”, afirmou.
 
Mujica terminou dizendo que “ninguém escolhe como morre”, mas que Batlle “caiu militando”. “Eu gostaria de deixar este mundo de forma parecida”.

*com Agência Efe