A partir de 1° de setembro, as crianças de 4 a 11 anos terão um passe gratuito para os transportes na região parisiense. Foi o que anunciou a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, na edição desta quinta-feira (10/01), do jornal Libération. Os estudantes também poderão ser beneficiados.
A prefeita, que entra no último ano de seu mandato, decidiu adotar as recomendações de um estudo coordenado pelo vice-prefeito Emmanuel Grégoire e pelos responsáveis municipais dos Transportes e do Urbanismo.
O Pass Navigo, que é o passe único para todos os transportes da região, passa a ser gratuito para todos os parisienses com menos de 20 anos com deficiência, para crianças da região parisiense entre 4 e 11 anos, e terá desconto de 50% para estudantes. Essas são algumas das medidas que serão válidas a partir de 1° de setembro.
Passe universal gratuito não é solução
“O objetivo é reduzir o espaço para o carro individual”, diz o documento, mas as conclusões levam a crer que “um passe totalmente gratuito não é uma solução eficaz”.
A aplicação das cerca de 400 medidas vai custar cerca de €5 milhões em 2019, e €15 milhões em um ano inteiro, estima a equipe da prefeitura. Para financiar o projeto, a administração de Paris pretende redistribuir o orçamento e, a partir de 2020, usar uma parte da verba gerada por painéis publicitários.
A prefeita de Paris estima que “o relatório constrói um caminho racional e responsável para que os transportes públicos sejam acessíveis a todos”. Segundo sua equipe, Hidalgo está convencida de que as medidas vão apoiar a transição ecológica e aumentar o poder aquisitivo das famílias parisienses.
Wikimedia Commons
Desconto no transporte para crianças da região parisiense entre 4 e 11 anos