O site da Sputnik Brasil continua publicando material periodicamente, mas esse conteúdo não está mais sendo produzido do escritório da empresa no Rio de Janeiro, como vinha sendo feito até o dia 28 de fevereiro.
A empresa decidiu fechar a filial carioca devido à impossibilidade de pagar os funcionários, já que os recursos para isso eram enviados da Rússia através do sistema bancário swift.
O último pacote de sanções impostas pela União Europeia impede a Rossiya Segodnya [agência de notícias responsável tanto pelo site Sputnik News quanto pelo canal RT] de enviar dinheiro para suas filiais.
Essa situação obrigou a agência a fechar algumas das suas filiais pelo mundo, e a do Rio de Janeiro foi uma delas. O fechamento fez com que 20 jornalistas perdessem seus empregos.
Rossyia Segodnya
Agência Rossyia Segodnya, com sede em Moscou, é responsável pelo site Sputnik News e pelo canal de notícias RT
O Opera Mundi conversou com uma das pessoas que trabalhou como jornalista no escritório da Sputnik News no Rio de Janeiro até o dia 28 de fevereiro.
Segundo essa fonte, que preferiu manter seu nome em sigilo, “o mais lamentável do caso é que não deixa de ser uma forma de censura, porque essa última sanção visa o silenciamento de visões contrárias ao discurso ocidental, e aí nós poderíamos levantar temas como o direito à comunicação e a liberdade de imprensa, que são tão pregados pelo Ocidente, mas aqui vemos uma contradição”.
A fonte também afirmou que ouviu o rumor de que a Rossiya Segodnya poderia retormar o escritório no Rio, caso Moscou encontre uma forma de enviar o dinheiro sem a utilização do swift ou de outros sistemas sancionados pelos países ocidentais, mas disse não saber se essa possibilidade é concreta.
Essa mesma fonte também disse acreditar que o conteúdo em português que vem sendo publicado pelo site nos últimos dias está sendo produzido pela filial de Lisboa, ou mesmo pela sede da agência em Moscou, que possui jornalistas com conhecimento do idioma português.