Um terremoto de 4,8 graus na escala Richter atingiu na madrugada desta quarta-feira (26/12) o norte da província de Catania, na Sicília, e deixou 10 feridos e imóveis destruídos. O tremor, sentido às 3h18 locais (0h18 de Brasília), foi provocado pelo vulcão Etna, que entrou em atividade na última segunda-feira (24/12).
De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o terremoto foi registrado a 1 quilômetro de profundidade, com epicentro próximo às cidades de Viagrande e Trecastagni.
O tremor de terra causou pânico na população de Catania, que abandonou suas casas e correu para a rua no momento do fenômeno.
“Sobrevivemos por um milagre”, disse uma família de quatro pessoas, depois que as paredes da residência caíram. “Estávamos dormindo e, quando acordamos, vimos as paredes caindo”, relataram.
O vulcão Etna começou a expelir colunas de cinza no último dia 24, levando ao fechamento parcial do aeroporto de Catania. As atividades do vulcão já tinham provocado uma série de tremores de 4 e 4,3 graus, mas nenhum deles causou danos até agora.
NULL
NULL