Os moradores de Settecani, uma cidade nos arredores de Castelvetro, na província de Modena, se depararam nesta quarta-feira (04/03) com uma situação inusitada ao perceberem que vinho tinto saía das torneiras de suas casas, em vez de água. A distribuição do vinho Lambrusco Grasparossa ocorreu após uma falha acidental de uma válvula de um silo – reservatório para armazenamento de produtos – provocar o vazamento da bebida, em uma vinícola da região.
“Parte do vinho foi parar nos canos que atendem as residências dos cidadãos. Um processo de engarrafamento do Lambrusco estava em andamento, mas havia um problema com uma torneira, conectada ao aqueduto, que geralmente é usada para deixar a água entrar na lavagem do contêiner”, explicou o prefeito de Castelvetro, Fabio Franceschini, à ANSA.
Com isso, toda a bebida que vazou entrou nos canos que distribuem água para as residências. Em comunicado no Facebook, a prefeitura da cidade afirmou que a falha foi resolvida imediatamente e a companhia de água Hera foi notificada.
“No que diz respeito às denúncias na estação de água de Settecani, queríamos informá-los de que se tratou de uma falha súbita na instalação de produção de uma empresa da área. A falha já foi resolvida e já não há problemas na rede em questão, asseguramos que se tratou de uma perda de líquido alimentar (vinho) não prejudicial para o organismo e sem riscos, tanto higiênicos como sanitários”, disse a prefeitura.
Diversas imagens e vídeos das “cachoeiras” de Lambrusco saindo de torneiras e chuveiros foram publicados nas redes sociais. “Eu acho que os cidadãos riram muito da situação. Certamente não é algo que acontece todos os dias”, finalizou o prefeito italiano.
(*) Com Ansa
Reprodução
Vinho saiu de torneiras em cidade na Itália