O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu Antony Blinken, 58 anos, como o próximo secretário de Estado do país, informam diversos meios de comunicação norte-americanos nesta segunda-feira (23/11).
O diplomata tem uma longa carreira e trabalhou com Biden por diversas vezes, sendo diretor de equipe do então senador na comissão de assuntos externos, e, atualmente, foi um dos principais conselheiros da campanha eleitoral de 2020.
Blinken é também um dos cofundadores da empresa de estratégia política WestExec Advisor ao lado de uma outra funcionária da era Barack Obama, Michele Flournoy. O novo secretário já foi o vice da pasta durante o governo Obama.
Natural de Nova York, Blinken deve recolocar a agenda mais tradicional da política norte-americana no cenário internacional, focando no multilateralismo e nas organizações internacionais – o contrário do atual governo de Donald Trump e de seu secretário, Mike Pompeo.
Wikimedia Commons
Em foto de 2015, Blinken observa o então vice-presidente Biden com a então presidente do Brasil, Dilma Rousseff
Também segundo fontes ouvidas pelos jornais do país, Biden teria escolhido Jake Sullivan como seu conselheiro sênior para a Segurança Nacional, e Linda Thomas-Greenfield como embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU).
As nomeações oficiais devem ser feitas até a quarta-feira (25/11).
Mesmo que Trump não tenha aceitado a derrota e permitido que os funcionários de Washington comecem a fazer a transição formal de cargo, Biden já está trabalhando para assumir a cadeira na Casa Branca em 20 de janeiro.
O presidente eleito, por exemplo, já formou um comitê de especialistas para gerir a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.