O Japão registrou nesta sexta-feira (06/08) seu quinto recorde diário de casos da covid-19 nas últimas semanas e ultrapassou a marca de um milhão de contágios, no momento em que tenta combater a expansão da variante Delta.
No último período de 24 horas, foram contabilizados 4,5 mil infectados na capital Tóquio e cerca de 2 mil na vizinha Kanagawa, número quatro vezes maior do identificado na cidade há menos de duas semanas.
Já em Osaka, maior cidade do oeste do país, também foi registrado um recorde diário, com mais de 1,3 mil doentes. Com isso, o país superou 15 mil novos contágios pela primeira vez.
O vírus foi detectado pela primeira vez no território japonês no dia 16 de janeiro do ano passado, quando um homem de cerca de 30 anos, residente de Kanagawa, apresentou teste positivo para covid-19 ao retornar de uma viagem à cidade chinesa de Wuhan, epicentro da doença.
Em abril de 2020, imediatamente após a declaração do primeiro estado de emergência, o número de contaminações no Japão ultrapassou os 10 mil. Exatamente um ano depois, a quantidade subiu para 500 mil durante a quarta onda, com a disseminação da variante britânica.
Max Pixel/ Reprodução
Capital japonesa tem batido recordes de casos perto do término dos Jogos Olímpicos
Desde então, foram precisos mais quatro meses para o país atingir a marca de 1 milhão de infecções provocadas pelo Sars-CoV-2. Desta vez, porém, a propagação começou a se expandir em junho em decorrência da circulação da variante Delta, considerada mais contagiosa que a cepa original, que atingiu predominantemente a capital japonesa e regiões vizinhas.
Segundo o boletim, mais de 100 mil casos de coronavírus foram relatados apenas nos últimos nove dias. Tóquio sozinho acumula 236.138 contágios desde o início da emergência, o equivalente a quase um quarto do total nacional.
A capital japonesa tem batido recordes de casos perto do término dos Jogos Olímpicos, cujas competições estão sendo realizadas sem público para tentar evitar a disseminação do vírus. Além disso, desde o início do julho, Tóquio está em estado de emergência.
Nos últimos dias, governo japonês decidiu colocar também mais quatro regiões nessa situação, apesar do primeiro-ministro Yoshihide Suga, adotar um tom cauteloso sobre ampliar a medida para todo o país. “Precisamos levar em conta as condições locais. Cada região pode adotar sua própria medida”, disse.