Segunda-feira, 9 de junho de 2025
APOIE
Menu

Qual é a evolução dos casos de coronavírus no Brasil? Quantas mortes por covid o país já registrou? Estamos entrando na pior fase da pandemia? Deveríamos adotar um lockdown? Qual é nossa situação frente a nossos vizinhos e o mundo?

Nestes gráficos sobre coronavírus no Brasil selecionados por Opera Mundi e elaborados pelo site Our World in Data, um projeto vinculado à Universidade de Oxford, no Reino Unido, você poderá ver em que momento da pandemia o país está e como nos comparamos em relação ao mundo.

Os gráficos estão em inglês e têm uma defasagem máxima de 24 horas. Os dados que os alimentam vêm do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A vacinação no Brasil e em outros lugares do mundo já começou. Você pode ver o mapa da vacinação aqui.

Você pode ver a situação em todo o mundo aqui.


Coronavírus Brasil: Casos

Este gráfico mostra os casos totais confirmados de coronavírus no Brasil desde 25 de fevereiro de 2020. O primeiro caso foi confirmado no dia seguinte. Vale lembrar que os casos confirmados provavelmente não refletem o número real de infecções, por causa da falta de testes.

Coronavírus Brasil: média móvel de casos confirmados

Aqui, você vê a média móvel dos últimos sete dias de casos confirmados. Ou seja: cada número significa a média de casos confirmados nos sete dias anteriores. Este número é importante pois mostra em que direção estamos evoluindo em total de casos.

Covid-19 Brasil: mortes

Neste gráfico, você vê o número total de mortos por covid-19 no país. Como não há testes em massa, e os resultados dos que foram feitos podem levar semanas para serem divulgados, é possível que haja subnotificação neste total.

Coronavírus Brasil: média móvel de mortes

Coronavírus: mortes por milhão de habitantes

Este gráfico mostra o número de mortes confirmadas, por milhão de habitantes, em países selecionados da América Latina. Usar como base o milhar de população permite comparar as nações.

País tem registrado recordes de casos e mortes pelo novo coronavírus; veja a média móvel de infecções e óbitos por covid-19 no Brasil