Os governos de Cuba e da Coreia do Sul restabeleceram nesta quarta-feira (14) suas relações diplomáticas e consulares, anunciou o Ministério das Relações Exteriores cubano.
Em comunicado, a Chancelaria disse que os vínculos foram estabelecidos através de uma troca de Notas Diplomáticas realizada entre as representações permanentes de ambos os países nas Nações Unidas, em Nova York.
“O estabelecimento de relações oficiais entre ambos os países foi realizado de acordo com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, do Direito Internacional e de acordo com o espírito e as normas estabelecidas na Convenção de Viena sobre Relações Exteriores”, diz a nota.
Os laços entre os dois países começaram em 1949, quando Havana reconheceu a República da Coreia, e foram interrompidos em 1959 após o triunfo da Revolução Cubana e seis anos após o armistício da Guerra da Coreia.
Em maio de 2016, as câmaras de comércio de Cuba e da Coreia do Sul assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de promover a cooperação bilateral, especialmente a troca de informações relacionadas com negócios.
“Cuba é um mercado potencial para os negócios médicos e turísticos no continente americano”, afirmou à época o Ministério do Planeamento Estratégico e das Finanças coreano.
Governo de Cuba
Países destacaram potencial econômico em possíveis acordos
(*) Tradução Brasil de Fato.