O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) realiza nesta quinta-feira (13/04) a cerimônia de inauguração da Biblioteca Milton Bellintani. O evento marca também o início das celebrações pelo aniversário de número 86 do SJSP, que acontecerá no próximo sábado (15/04).
A nova biblioteca do SJSP é a concretização de uma iniciativa que buscava criar um centro de memória e documentação que abrigasse o enorme acervo da entidade e o disponibilizasse para consultas públicas e compartilhamento.
Para Opera Mundi, Paulo Zocchi, diretor do SJSP, afirmou que, quando o governo da Dilma Rousseff criou a Comissão da Verdade, o “nosso sindicato, que tem uma história de luta pela democracia e contra a ditadura no Brasil, também lançou uma comissão para reunir as informações que tínhamos sobre jornalistas que foram perseguidos pelo regime militar, alguns mortos pela ditadura”.
O trabalho desse grupo, cujo objetivo era ajudar nas investigações da Comissão da Verdade do governo federal, foi responsável por reunir grande parte do acervo que conforma a biblioteca que será inaugurada nesta quinta.
Por isso, também foi considerado natural pelos diretores do SJSP que o nome do espaço homenageasse o jornalista Milton Bellintani, que coordenou aquela comissão.
“Milton foi o responsável por liderar aquele grupo que trabalhou entre 2013 e 2015, porque era um cara com uma trajetória de militância na área dos direitos humanos, filho de torturados pelo regime militar, ele mesmo perseguido pelos militares, apesar de bem jovem na época. Ele estava quase concluindo o relatório final quando teve um ataque cardíaco e morreu de maneira súbita”, conta Zocchi à reportagem.
SJSP
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo completará 86 anos no próximo sábado (15/04)
Em sua carreira como jornalista, Bellintani trabalhou por mais de 10 anos na Editora Abril, depois na Folha de São Paulo, chegando a chefiar o Canal Universitário de São Paulo, logo passou a dirigir o Departamento de Jornalismo da Uniban. Foi um dos coordenadores do Projeto Repórter do Futuro, contribuindo com a formação de jovens jornalistas, além de ombudsman do Contraponto, o jornal-laboratório do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O diretor do SJSP ressalta que outro fator importante para a homenagem a Bellintani é que, nesse relatório que deixou, ele afirmava que o SJSP deveria utilizar os textos e documentos reunidos pela comissão da verdade interna para montar um centro de memória e documentação do sindicato.
“O trabalho do Milton estava tão adiantado que ele já estava na conclusões finais pouco antes de falecer, e em um trecho dessas conclusões ele diz que aquele acervo deveria ser o ‘embrião de uma biblioteca’, e foi o que nós fizemos”, explicou Zocchi.
Com isso, o projeto da biblioteca começou a sair do papel em 2018 e teve que ser interrompido dois anos devido à pandemia de covid-19. Agora, o centro de memória está pronto e será inaugurado também após um período difícil para os jornalistas brasileiros, que foram os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, caracterizados por ataques e perseguições aos profissionais da imprensa.
O acervo contará com cerca de 1,5 mil obras, mas o objetivo, segundo a direção do sindicato, é ampliar esse número, reunindo uma maior diversidade de livros escritos por jornalistas.
Além disso, o evento contará com um espaço reservado para compra e venda de livros, para que os jornalistas possam apresentar suas obras e realizar doações para a biblioteca.
Sobre o aniversário de 86 anos do SJSP, Zocchi afirmou a Opera Mundi que “o sindicato completa um novo ciclo mostrando a força de quem lutou fortemente durante estes quatro anos de governo Bolsonaro e sete anos de período pós-golpe de Estado, em que enfrentamos uma reforma trabalhista contra a qual nós reagimos com ações para garantir os direitos da categoria e enfrentamos um governo hostil ao trabalho da imprensa”.
De acordo com o diretor, o sindicato também agiu muito rapidamente durante a pandemia, mantendo a categoria organizada em assembleias virtuais, e vem buscando filiar cada vez mais os profissionais jovens para continuar sendo um dos sindicatos mais combativos do Brasil”.
Serviço
Inauguração da Biblioteca Milton Bellintani,
Data e local: Quinta-feira (13/04), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), rua Rego Freitas, 530 – Vila Buarque.
Horário: 18h.