O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) afirmou nesta quarta-feira (09/12), através de um comunicado no seu site, que a coalizão chavista Grande Pólo Patriótico (GPP) obteve uma vitória na Assembleia Nacional (AN) com 253 deputados dos 274 cargos em disputa, além de outras três cadeiras de representação indígena que nesta quarta-feira realizou o ato de votação.
O número de assentos obtidos representa 92,34% das cadeiras da nova AN, que deve tomar posse em 5 de janeiro de 2021. Além da Lista Nacional, de acordo com os resultados publicados na página da CNE, os candidatos chavistas conquistaram a maioria dos 87 distritos eleitorais e as 24 listas regionais.
Por sua vez, o Partido Comunista da Venezuela (PCV), que liderou a aliança política Revolucionária Popular Alternativa, ganhou um representante parlamentar (com 0,36 por cento dos votos), enquanto a oposição ganhou 20 deputados.
A renovação da diretoria do Conselho e a convocação de eleições legislativas fizeram parte dos acordos que saíram da mesa de diálogo nacional instalada em setembro de 2019 entre o governo de Nicolás Maduro e vários partidos da oposição.
Mais de 20 milhões de venezuelanos foram convocados às urnas, em um evento marcado pela participação de 14.000 candidatos representando uma centena de organizações políticas de várias tendências ideológicas.
Twitter/CNE
Chavismo obteve 91% dos assentos no Parlamento venezuelano