O Partido dos Trabalhadores (PT) saudou nesta segunda-feira (07/12) a eleição para a Assembleia Nacional da Venezuela afirmando que o pleito aponta uma “manifestação da vontade popular” no processo de transformações no país.
Em nota, o partido disse que as eleições legislativas deste domingo (06/12) foram realizadas apesar da “crise provocada pelo bloqueio comercial, financeiro e diplomático à Venezuela, e das ameaças militares, por parte do governo dos Estados Unidos e de vassalos como Jair Bolsonaro”.
“Saudamos as eleições legislativas da Venezuela realizadas neste domingo, que constituem mais uma grande manifestação da vontade popular no processo de transformação política, social e econômica daquele país ao longo das duas últimas décadas”, afirma o texto.
Segundo o PT, o pleito é uma “resposta democrática” à política de bloqueio que “visa atingir o governo constitucional do país” e prejudica “gravemente” os venezuelanos no “acesso a alimentos, medicamentos e outros direitos”.
“Todo apoio ao povo venezuelano na luta contra o imperialismo, contra o bloqueio e as ameaças militares, em defesa da soberania da Venezuela e da América Latina”, disse o partido.
Lucas Estanislau/Opera Mundi
Eleições legislativas deram vitória à coalizão chavista Grande Polo Patriótico, formada pelo governista PSUV e outros oito partidos
As eleições legislativas deste domingo deram vitória à coalizão chavista Grande Polo Patriótico, formada pelo governista PSUV e outros oito partidos de esquerda. Após 82% das urnas apuradas, o GPP angariou 67,7% dos votos e deve ter maioria na Assembleia Nacional.
Leia nota na íntegra:
Saudamos as eleições legislativas da Venezuela realizadas neste domingo, que constituem mais uma grande manifestação da vontade popular no processo de transformação política, social e econômica daquele país ao longo das duas últimas décadas.
As eleições foram realizadas pelo governo constitucional, apesar da grave crise provocada pelo bloqueio comercial, financeiro e diplomático à Venezuela, e das ameaças militares, por parte do governo dos Estados Unidos e de vassalos como Jair Bolsonaro.
As eleições são a resposta democrática a esta política de bloqueio, que visa a atingir o governo constitucional do país, mas tem como grande vítima o povo venezuelano, gravemente prejudicado no acesso a alimentos, medicamentos e outros direitos.
O PT é solidário ao governo constitucional e ao povo da Venezuela. Compreendemos que a realização das eleições é a resposta democrática aos golpistas que conspiram, dentro e fora do país, contra o governo constitucional e o processo de transformação iniciado pelo ex-presidente Hugo Chávez.
Todo apoio ao povo venezuelano na luta contra o imperialismo, contra o bloqueio e as ameaças militares, em defesa da soberania da Venezuela e da América Latina.