Sábado, 14 de junho de 2025
APOIE
Menu

O senador Bernie Sanders venceu as primárias democratas em New Hampshire realizadas nesta terça-feira (11/02). Com 92% das urnas apuradas, o pré-candidato progressista pelo Partido Democrata aparece com 26% dos votos, à frente do ex-prefeito de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, que ficou com 24%.

“Acabamos de vencer a primária de New Hampshire. O que fizemos juntos aqui é nada mais que o começo de uma revolução política. Deixem-me dizer que essa vitória aqui é o começo do fim para Donald Trump”, disse Sanders após os resultados definitivos.

Apesar da vitória, Sanders sai das primárias nesse estado com o mesmo número de delegados que Buttigieg, ambos com 9. Isso porque os 24 delegados de New Hampshire são divididos em três votações separadas nas quais cada pré-candidato angariou 3.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI


Em terceiro lugar, a senadora Amy Klobuchar ficou com 20% dos votos e conseguiu conquistar 6 delegados no estado. Elizabeth Warren e o ex-vice-presidente Joe Biden ficaram em quarto e quinto lugares com 9% e 8% dos votos respectivamente. Ambos não angariaram delegados.

Durante a apuração, o empresário Andrew Yang, que aparecia com menos de 3% dos votos, anunciou a suspensão de sua candidatura.

Made with Flourish

'Essa vitória aqui é o começo do fim para Donald Trump', disse Sanders após os resultados definitivos

Wikicommons

‘Essa vitória aqui é o começo do fim para Donald Trump’, disse Sanders após os resultados definitivos

‘Coragem para enfrentar a elite’

Após a confusão nos resultados do caucus de Iowa, que deram a vitória a Buttigieg por uma estreita margem de votos, o senador Bernie Sanders saiu vencedor da segunda primária democrata. 

Depois da vitória, Sanders agradeceu voluntários de campanha e disse que os resultados mandam uma “mensagem poderosa de que agora é o momento de pensar grande e não pequeno”.

“Agora é o momento de ter coragem para enfrentar a elite financeira e corporativa desse país”, disse o senador.

Os estados de Nevada e Carolina do Sul são os próximos a realizar as primárias democratas, nos dias 22 e 29 de fevereiro, respectivamente.

Made with Flourish